Novo equipamento proporciona mais qualidade para as sessões gratuitas
redacao@serraempauta.com
03.05.2023 - 10h27min
A Sicredi Pioneira patrocinou a digitalização da Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul. Foram cerca de R$ 40 mil investidos em novos equipamentos que proporcionam mais qualidade para as exibições. Com a nova aparelhagem, o local poderá receber filmes por meio de links conhecidos como DCP (Digital Cinema Package), uma tecnologia de padronização dos formatos digitais para a distribuição e exibição, permitindo maior qualidade, contraste e brilho. O equipamento anterior, desatualizado, gerava uma restrição nas exibições por ter o sistema blu-ray, que poucas distribuidoras operam no país.
A sala é um espaço para filmes inéditos que não fazem parte do circuito comercial. O intuito é apresentar títulos alternativos, voltados ao cinema arte. As sessões são gratuitas e podem acolher até 100 pessoas.
Para o presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira, Tiago Schmidt, o desenvolvimento econômico e social só vem com a elevação cultural.
"Comove quando um museu pega fogo, mas também deve comover quando um grupo de danças desiste por falta de apoio, quando um coral deixa de existir por falta de apoio. Esses grupos são a nossa identidade cultural. Nós, enquanto cooperativa, entendemos que preservar e promover a divulgação da nossa história gera desenvolvimento econômico para a região. Por aqui, passarão muitas pessoas que assistirão a muitos bons filmes, fazendo a reflexão sobre seu papel na sociedade e sobre como construir uma comunidade melhor", ressaltou, durante a entrega da nova aparelhagem.
A secretária da Cultura de Caxias, Cristina Nora Calcagnotto, e a vice-prefeita Paula Ioris (PSDB) estiveram presentes no ato. Ambas agradeceram à Sicredi Pioneira e destacaram as diversas iniciativas da cooperativa em prol da comunidade.
"A sala de cinema é uma política pública mantida pela Prefeitura há 22 anos. Entendemos que cultura não é evento, apenas, mas transformação social. Por isso, agradecemos à Sicredi por esse investimento. O sistema de cooperativa faz isso que estão fazendo: não somente ter o objetivo do lucro, mas pensar uma nova forma de usar os recursos", destacou a vice-prefeita.
Na oportunidade, foram exibidas as obras "O Caminho do Filme" e o "Caminho de Hans", ambas com direção de Leonardo Peixoto. Alusivo às comemorações dos 120 anos da Sicredi Pioneira, "O Caminho de Hans" é ambientado no ano de 1903, na comunidade de Linha Imperial, e mostra como o cooperativismo transformou a vida de uma família com problemas financeiros que morava no interior gaúcho. O padre Theodor Amstad, patrono do cooperativismo no Brasil e um dos fundadores da Sicredi Pioneira, é quem, no filme, direciona a família ao cooperativismo, sistema inovador para a época.
Leia mais:
Dom José Gislon assume presidência da Fundação Universidade de Caxias do Sul
Comunidade do Floresta, em Caxias, comemora revitalização de espaço de lazer
Câmara de Caxias aprova pedido para apurar cassação contra o vereador Lucas Caregnato
Sindiserv quer mostrar para população de Caxias importância do servidor público
Câmara de Caxias realiza a IV Semana da Comunicação
Tags:
Qualidade de exibição Sicredi Pioneira patrocina digitalização sala de cinema Ulysses Geremia Caxias do Sul